terça-feira, abril 03, 2007

O grau do PM

O País anda agora entretido com o grau académico do Primeiro Ministro, como se fosse exigido qualquer grau académico para o exercício daquela posição governativa e protocolar.


São ainda os títulos e não as capacidades e competências que preocupam os portugueses por isso todos são doutores ou engenheiros, esta é uma situação ridícula aos olhos de qualquer cidadão europeu ou americano, pois chega-se ao ponto de se acrescentar Dr. ou Eng. a tudo desde à lista telefónica à sua apresentação pessoal, mesmo nunca tendo exercido ainda qualquer trabalho.


Agora que estamos incluídos e muito bem no Processo Bolonha de alteração e uniformização europeia do ensino superior, os graus académicos são para todos apenas,– Bacharel, Mestre e Doutor – não existem Licenciados, esta designação de grau académico é atribuída apenas em Portugal ao primeiro ciclo do ensino superior, em todo o restante espaço europeu e americano a denominação é de Bacharel e não tenho conhecimento de qualquer conflito no reconhecimento das capacidades e competências atribuídas entre as Universidades e Institutos e a sociedade onde estão inseridos.

Sem comentários: