quarta-feira, outubro 21, 2009

Inquérito do Observatório de Turismo

O último inquérito do Observatório de Turismo dos Açores tornado público indica que 50% dos turistas que visitam os Açores não se mostram satisfeitos com a informação turística que existe no arquipélago e quase 38% põe em causa a máxima de que os açorianos são acolhedores.

O inquérito feito pelo Observatório de Turismo dos Açores arrasa a vida nocturna e o entretenimento no arquipélago, predominantemente em Ponta Delgada e Angra. Quase 75% dos inquiridos referem que vida nocturna e entretenimento poderiam ser bem melhores. E quando se compara a vida nocturna no arquipélago com a de outras ilhas, 80% considera que é pior na Região.

Para os turistas inquiridos, o grande entrave ao turismo nos Açores são os custos do destino, englobando a viagem e o alojamento. Com efeito, 70% dos entrevistados entende que os custos do destino Açores são um entrave ao crescimento. A maioria esmagadora dos turistas que visitam o arquipélago aponta o dedo, num tom crítico, ao comércio nos Açores. Quase 70% entende que o comércio não corresponde adequadamente às suas expectativas. E quando se compara o comércio açoriano com o de outras ilhas, 76% diz que é pior.

Quase 60 por cento dos turistas entende, igualmente, que os bares e cafés dos Açores têm muito a melhorar e 56% não ficou satisfeito com a restauração na Região. Mais de 50% dos turistas não considera “muito bom” o atendimento dos hotéis do arquipélago.

O inquérito mostra, igualmente, que há muito a fazer em termos de sensibilização do serviço de táxis e transportes públicos onde muitos turistas já viajam durante a época alta na Região. Mais de 60% dos inquiridos dão a entender não terem sido bem atendidos por estes serviços

Se estas percentagens estão correctas, pois foram colectadas da internet, julgo que esta é uma boa altura para o turismo açoriano olhar para dentro de si e ver em que é que pode e deve ser melhor.

Sem comentários: