terça-feira, abril 27, 2010

Reunião na Horta

Realiza-se na Horta a terceira reunião anual do projecto internacional ‘MADE: Mitigating Adverse Impacts of Open Ocean Fisheries’.

Este projecto é financiado pela União Europeia (FP7) e liderado pelo IRD (França), contando com a participação do IMAR/Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

O projecto ‘MADE’ visa a proposta de medidas concretas para a mitigação dos efeitos negativos sobre as capturas acessórias e acidentais das duas maiores pescarias de oceano aberto em que a frota comunitária está envolvida: a pescaria de longline de superfície (ou de ‘espadarte’) e a pescaria de cerco ao atum.

De particular interesse são as espécies de tubarões pelágicos, com destaque para a tintureira, o tubarão de pontas brancas oceânico e o tubarão sedoso, e o espadarte juvenil, espécies que, por vezes, constituem pescarias acidentais também nos Açores

Esta reunião é organizada pelo Departamento de Oceanografia da Universidade dos Açores e decorrerá no Centro do Mar da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (antiga Fábrica da Baleia). Na reunião participam 35 representantes de 9 países, incluindo duas regiões ultraperiféricas (Açores e Reunião) e três países extra-comunitários.

Sem comentários: