terça-feira, outubro 11, 2005

A ingovernabilidade

Terminadas as eleições e contados os votos a Câmara Municipal da Horta continua do PS, mas perdeu a maioria nesse órgão como também na Assembleia Municipal, tal facto deveu-se à subida da CDU, a merecer um estudo sociológico mais cuidado por difícil explicação lógica em cima do facto.

Para a CDU agora começa a democracia neste órgão autárquico e para o PSD começa o fim da governação do PS pelas dificuldades que surgirão.

A legislação autárquica em vigor atribui um rol de competências próprias ao Presidente que lhe permitem na pratica a quase governabilidade da autarquia, pouco mais resta à vereação, mas para esse pouco são necessários acordos com as partes que são sempre difíceis, onde prevalece quase sempre o interesse da força política da oposição acima dos interesses dos munícipes.

Um executivo sem maioria é sempre aparentemente fraco, mas é nestas circunstancias que o Presidente eleito terá de se mover, o exemplo mais actual dum caso destes foi o de Rui Rio da Câmara do Porto, onde as dificuldades que lhe criaram apenas levaram à maioria absoluta, cá há anos essas mesmas circunstancias levaram também Renato Leal à maioria absoluta na eleição seguinte.

Cabe a todos os intervenientes políticos a assunção das suas responsabilidades de modo a tornar o município governável, não no interesse do particular mas do colectivo da sua população.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bloggers reflect on new Yahoo podcast tool
Yahoo joined the ranks of Blinkx and America Online Monday by launching a beta of a new podcast search service.
Find out how you can buy and sell anything, like things related to private road construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like private road construction!