sábado, fevereiro 11, 2006

As Jornadas técnicas do turismo

A concorrência e a competitividade não devem ser impeditivas do estabelecimento de plataformas de entendimento e de colaboração entre os diferentes operadores da actividade turística nos Açores.

Esta afirmação foi do Secretário Regional da Economia na sessão de abertura, a que presidiu, em representação do presidente do Governo, das V Jornadas Técnicas do Turismo dos Açores, que decorem no Faial.

Duarte Ponte apelou, repetidamente, a uma maior colaboração e entendimento entre todos, sublinhando que o turismo é hoje, nos Açores, um “verdadeiro desígnio regional”, graças ao crescimento registado no arquipélago ao longo dos últimos anos.

O governante adiantou, ainda, que os Açores estão conscientes da importância que o sector tem na criação de riqueza e no desenvolvimento das ilhas, o que justifica, também, o grande investimento que a Região está a fazer na promoção turística.

Na sua opinião, o acentuado carácter sazonal do mercado nacional justifica, porém, que os Açores apostem, de forma mais decisiva, em segmentos como o golfe e o turismo de congressos e de incentivos.

Quanto ao mercado externo, cujo número de dormidas cresceu 40% em 2005, Duarte Ponte destacou assinaláveis sucessos registados em Espanha, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos, Suécia e Finlândia.

O secretário regional da Economia desafiou, ainda, os operadores a criarem “pacotes” envolvendo várias ilhas dos Açores, adiantando que, mesmo numa actividade altamente competitiva, como é a do turismo, é necessário e fundamental a colaboração e a partilha de informação.

A decorrer no Teatro Faialense e na Sociedade Amor da Pátria, as V Jornadas Técnicas do Turismo dos Açores são uma iniciativa da Câmara do Comércio e Indústria da Horta.

Sem comentários: