quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Transmaçor

A empresa Transportes Marítimos Açorianos – Transmaçor, Lda., vai assegurar a partir do próximo Verão, e por um período de seis anos, as ligações marítimas de passageiros e viaturas entre as ilhas.

Na primeira fase da operação, que decorrerá nos próximos dois anos (prorrogável eventualmente por mais um) a Transmaçor vai operar com dois navios próprios, numa segunda fase – os quatro anos seguintes – operará com barcos propriedade da Região.

Nesta segunda fase, as ligações às Flores e ao Corvo passarão a ser semanais, de Junho a Setembro, sendo que nas ilhas do Grupo Central a operação será efectuada essencialmente por um segundo navio, cuja exploração de serviço público será lançada mais tarde a concurso.

Para assegurar a primeira fase desta operação, a Transmaçor apresentou dois navios com 26 anos, que estão a navegar nas ilhas Baleares (arquipélago espanhol do Mediterrâneo) e nas ilhas gregas, os quais entrarão de imediato em doca seca para serem adaptados ao serviço público de transporte de passageiros e viaturas no arquipélago, nomeadamente para abertura de portas laterais.

Tenho esperança que a experiência em navegar inter-ilhas da Transmaçor, seja uma garantia em qualidade e segurança, pois estas viagens são fundamentais não só ao turismo interno e a todos aqueles que querem conhecer melhor diferentes ilhas e suas populações, como também ao mercado interno regional.

Sem comentários: