sexta-feira, abril 25, 2008

Biblioteca e Arquivo da Horta

«As bibliotecas, hoje, são espaços de convivialidades que aliciam para o estudo e para a pesquisa, que apuram o gosto por todas as formas de expressão, simultaneamente incluindo e competindo com outros modos de informação e de comunicação”

O presidente do Governo Regional anunciou na inauguração da Biblioteca Pública e Arquivo da Horta que decidiu atribuir à Biblioteca Pública da Horta o patrono de uma das mais distintas figuras faialenses, a de João José da Graça.

Professor, advogado, escritor, político e jornalista (introdutor da imprensa na ilha), João José da Graça foi um incansável protagonista de um dos períodos mais profícuos da história cultural da ilha” do Faial, mas também uma figura “imerecidamente esquecida.

Nascido na cidade da Horta em 1836, João José da Graça foi o fundador da primeira biblioteca municipal, em 1886, quando desempenhava o cargo de presidente da Câmara Municipal da Horta.

O novo espaço agora inaugurado inclui biblioteca para adultos, jovens e crianças, ludoteca, acesso à Internet, auditório, Loja da Cultura, salas de exposições, anfiteatro ao ar livre e sala polivalente.

Sem comentários: