quarta-feira, maio 21, 2008

A crise do petróleo

Estamos a assistir aos primeiros sintomas de uma crise mundial, ainda difícil de definir em todos os seus contornos e provocada pela subida abrupta do preço do petróleo, preço que continuará em subida, num produto que foi a base do desenvolvimento económico que conhecemos.

Não se trata de uma crise de pouca duração, mas sim de novos princípios e do fim de uma época de petróleo ao preço da chuva e de um estilo de vida onde a base de todo o desenvolvimento não tinha preço significativo, o que nos espera a partir de agora???

Assisto admirado a manifestações, para tudo se manter na mesma e ser o governo a baixar os impostos sobre os produtos petrolíferos e o petróleo vai em 136 dólares o baril, mas o que nos aguarda é ele atingir os 150 dentro de dois a três meses e caminhar para os 200 lá para o fim do ano, nessa altura onde andará o ISP?

Nem os expert são capazes de, neste período de incertezas, nos darem quaisquer perspectivas seguras de futuro, resta-nos mudarmos e rapidamente alguns dos nossos habitos de vida ou esperar as incertezas do amanhã.

Sem comentários: