domingo, maio 07, 2006

A administração publica

“É firme intenção do Governo Regional dos Açores criar mecanismos que permitam aos cidadãos avaliar o desempenho dos organismos e serviços da Administração Regional, seus dirigentes e funcionários, criando-se condições para que os utentes possam, quer no próprio local, quer através do recurso às novas tecnologias da informação, avaliar objectivamente a qualidade dos serviços prestados”, precisou Sérgio Ávila.

Outra medida a implementar é a criação de um sistema que assegure que o cidadão apenas irá contactar com um único serviço para resolução dos seus problemas, cabendo à administração encaminhar o processo e responder ao cidadão, independentemente de ser matéria da sua área de competência.

Ou seja, qualquer pessoa que solicite uma informação da Administração Regional não será, como até agora acontecia, encaminhado para um ou vários departamentos: competirá ao serviço contactado a recolha, sistematização e preparação da resposta ou satisfação do pedido do cidadão, evitando que o mesmo se tenha que deslocar a vários departamentos ou serviços.

Um eixo desta reforma passa por uma filosofia que obriga a administração, e não o cidadão, a disponibilizar todos os documentos ou certificados que sejam produzidos ou da responsabilidade da Administração Regional.

Esta nova geração de políticas implica uma verdadeira revolução nas mentalidades e no funcionamento de uma administração velha e sempre numa atitude de superioridade perante o cidadão, se o Vice Presidente Sérgio Ávila conseguir alterar o estado actual da administração, a Região dará uma imagem de modernidade e o cidadão açoriano encontrará finalmente o respeito que lhe é devido.

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