quinta-feira, novembro 09, 2006

Eleições nos EUA

O resultado das eleições intercalares nos EUA revelaram uma viragem. Os eleitores norte-americanos disseram forma clara que queriam uma mudança política.

A administração de George W. Bush tomou posse após a presidência de Clinton que deixou um pais com as contas “arrumadas”, políticas sociais sustentadas, crescimento económico e um prestígio interno e externo assinaláveis.

O actual presidente teve uma grande oportunidade de se afirmar como um líder incontestado logo após o 11 de Setembro, mas, rapidamente desbaratou todo esse capital.

Foi arrogante, não teve em conta a opinião de muitos outros líderes mundiais e, em muitos casos, apostou na mentira. Vexou organizações internacionais como a ONU e negou alguns dos valores elementares dos direitos humanos que fazem parte das convenções internacionais e da génese da carta constitucional dos EUA. A imagem dos EUA ficou, com toda esta política, em tal descrédito que serão necessários anos para ser recuperável.


Espero que esta alteração política, na actual grande potência mundial, conduza o mundo para um momento de menor crispação, com um maior respeito pelo direito internacional e pelos direitos do homem, pois sem os nossos valores civilisacionais, não nos distinguiremos do terrorismo e da barbárie.

Sem comentários: