quinta-feira, setembro 27, 2007

50 anos de memória

Hoje estamos recordando os 50 anos do início do Vulcão dos Capelinhos, fenómeno que marcou significativamente o século XX na ilha do Faial.

Nesta memória não devo deixar de mencionar as autoridades de então e o seu procedimento perante a crise, numa altura que não se conhecia a protecção civil nada faltou às populações e apesar do fenómeno vulcânico atingir toda a ilha, tudo continuou a funcionar normalmente apesar da anormalidade.

Igualmente tenho de referir a emigração de milhares de famílias para os Estados Unidos, esta deslocação reduziu significativamente a população trabalhadora da ilha, factor que ainda hoje os residentes sentem, mas veio possibilitar um outro futuro a todos os que embarcaram.

Os Capelinhos foram um espectáculo geológico único no nosso tempo, mas ninguém morreu, hoje devo relembrar especialmente aquelas populações que passaram momentos de aflição, medo e até pavor, sempre com a coragem de um novo dia, atitude típica dos açorianos, temperados por catástrofes naturais ao longo de 5 séculos do povoamento destas ilhas.

Sem comentários: