sábado, setembro 29, 2007

Um acto de justiça

Nestes dias em que se tem comemorado os 50 anos do inicio do Vulcão dos Capelinhos, onde já fiz referencia nos meus dois últimos posts, não devo deixar de referir hoje duas personalidades que na altura foram decisivos no apoio às populações:

O primeiro o Governador Civil do Distrito da Horta o Dr. Freitas Pimentel, por ser médico conhecia toda a população e era por todos muito respeitado, ele assumiu o comando na situação de crise, o seu carisma foi o factor principal junto das populações assustadas, mais tarde os seus conhecimentos e amizades em Lisboa possibilitaram todo o apoio nacional, como também foi ele a pedra principal quando da emigração de grande parte da população para os Estados Unidos.

A segunda personalidade foi o Eng. Frederico Machado, director das obras publicas, apesar de não ser especialista em vulcanologia foi ele que com os seus conhecimentos geológicos deu à população o suporte cientifico necessário na transmissão de calma e no modo de enfrentar o fenómeno, não com os medos do sobrenatural, mas de forma racional. Os seus conhecimentos e palavras eram ouvidos, respeitados e seguidos por todos.

Não podem os faialenses, nem hoje, nem no futuro, esquecer tais personalidades.

Sem comentários: