quinta-feira, dezembro 29, 2005

Indicadores do INE

O rendimento primário por habitante da região de Lisboa estava 45 por cento acima da média nacional em 2003, enquanto o do Norte era o mais baixo de todo o país, 19 por cento inferior à média, indicou hoje o INE.

A região dos Açores, apesar de um crescimento do PIB de 1,9 por cento em 2003, superior ao nacional (1,6 por cento), foi a única região a apresentar um decréscimo do rendimento primário total (queda de 1,1 por cento) naquele ano, embora o rendimento disponível tenha aumentado 0,3 por cento.

Estes dados trazem-me algumas observações e a primeira é aquela em que fui tantas vezes embalado política e socialmente de que o Porta trabalhava e Lisboa se divertia, ou aquela outra em que se dizia Lisboa faz greve enquanto no Porto se trabalha, agora perante dados concretos a verdade é bem outra e esta é indesmentivel.

Relativamente aos Açores continuamos com dificuldades por o nosso ponto de partida ser muito baixo, mas o importante é continuarmos a ter uma percentagem de crescimento do PIB maior do que as restantes zonas continentais, porque só deste modo encurtaremos o nosso atraso económico.

Sem comentários: