segunda-feira, dezembro 19, 2005

O congresso

Terminou domingo o congresso do PSD/Açores, reunião muito importante pela necessidade de eleição do novo líder daquele partido na RA.

O novo líder do PSD/Açores, Carlos Costa Neves, comprometeu-se a operar uma "mudança de atitude" no interior do partido, com o objectivo de "recuperar a confiança" dos açorianos nas eleições regionais de 2008.

O antigo ministro da Agricultura de Santana Lopes, que já tinha liderado o PSD/Açores entre 1997 e 1999, foi eleito na reunião dos social- democratas açorianos, onde enfrentou Américo Natalino Viveiros, um "histórico" do partido na região.

"Como sinal dessa mudança de atitude, no primeiro semestre de 2007, elegeremos o presidente do PSD por meio de directas", disse o novo líder do partido, que adiantou a intenção de apresentar a sua candidatura nestas eleições internas.

Disse, ainda, que o partido vai preparar o seu projecto de revisão do Estatuto Político-Administrativo, de modo a respeitar o reforço das competências legislativas da região, mas assegurou que o PSD vai respeitar o entendimento já existente com o PS sobre esta matéria.

Costa Neves defendeu, também, a revisão da Lei de Finanças Regionais, através de uma alteração à fórmula de cálculo das transferências do Estado para os Açores, um processo que, alertou, não deve ser feito por "conveniência ou oportunismo político".

Tão importante como ser governo é ser-se uma oposição competente e capaz de gerar alternativas, aguardemos pelo desenrolar desta liderança sem qualquer outro comentário neste momento.

Sem comentários: